sábado, 7 de novembro de 2009

Qual o valor do conhecimento?


A mais valiosa riqueza que pode-se alcançar na vida, é o conhecimento. Isto porque, uma vez adquirido, jamais será inútil ou perdido.
Certa vez, perguntaram-me o que significava para mim um termo muito utilizado atualmente, principalmente em relação aos jovens, "melhorar de vida". Então, antes que eu pudesse responder, ouvi especularem se isso queria dizer apenas uma ascenção na vida finaceira.
Pensando um pouco a respeito, concluí que sim, melhorar de vida está vinculado também a vida financeira, porém não somente à esta, pois não adianta ter apenas um certo "status" financeiro, se não tivermos objetivos, metas, sonhos a serem alcançados, ou mesmo, apenas sonhados, fazendo com que tenhamos foco e nos esforcemos a conseguir algo. Pois melhorar de vida é também ter crença, conceitos, verdades em que nos firmamos, é ter a mente livre de preconceitos em relação as pessoas, aos livros, enfim, a tudo e todos.
Pois por mais inferior, ignorante ou ainda, indigno da nossa atenção que pareçam ser, se nós tivermos um pensamento aberto e tolerante, qualquer um será capaz de nos trazer um ensinamento e nós seremos capazes de absorver aquilo de forma que nos traga um grande crescimento intelectual e moral.
Assim sendo, "melhorar de vida", requer em âmbito principal, obter conhecimento, que é a base de tudo, ou seja, é o primeiro passo para um futuro promissor, ou melhor, faz parte de todos os passos.
Tendo em mente os fatos acima mencionados, passa-se então a ter consciência da imensurável importância do conhecimento em nossa vida e que não importa de quem o adquirimos, de um mestre, professor, de uma criança, um livro, um criminoso, um padre ou mesmo um inseto ou planta, mas sim, a maneira como o encararemos e traremos não apenas para nossa vida, mas principalmente como o usaremos com as outras pessoas, procurando sempre "melhorar de vida" e ajudar os outros a fazer o mesmo.

Um comentário:

Escrever é a forma mais maravilhosa de se expressar, até mesmo os piores sentimentos...