Preconceito, uma opinião formada sem o uso da razão, constituída apenas por um conceito pré-concebido, ou seja, baseado em boatos e em ideias formadas.
Em escolas, clubes, parques, empresas, ou resumindo, em todo e qualquer lugar onde há pessoas, encontra-se algum ou mesmo vários tipos de preconceito. Um exemplo contundente disso, é o fato de que todos já sofreram algum tipo de discriminação, seja ele qual for.
Isso se deve a tendência que o ser humano tem de julgar os outros apenas pelas aparências físicas, ou mesmo de julgar as pessoas por si mesmo.
Por exemplo, é muito comum deparar-se com algumas situações constrangedoras, tais quais: o desconforto que os deficientes físicos passsam ao serem tratados como "seres incapazes", a inferioridade com que se tratam os negros, o desrespeito para com os homossexuais, o desleixo em relação aos imigrantes, entre outros.
Isso tudo acontece muitas vezes pelo ensinamento que cada um herdou de seus antepassados, por influência da mídia, ou mesmo porque o próprio preconceituoso, por assim dizer, sente-se inferior e acaba por usar de tanta hostilidade, para sentir-se "melhor".
Baseado nos fatos mencionados pode-se afirmar que o preconceito não pode ser combatido com ideias, argumentos ou mesmo com a razão, pois ele é um conceito totalmente ignorante e sem argumentos, que tem como base, "olhos pré-definidos". Podendo-se definir então que a melhor forma para extinguí-lo é a conscientização de todos que cada um é diferente do outro e que por melhor que um ou outro seja, todos tem defeitos e qualidades que podem ser bem aproveitados.
Como diria Einstein...
ResponderExcluir"Triste época na qual vivemos, em que é mais fácil desintegrar um átomo do que vencer um preconceito."
Todos somos semelhantes, inclusive os animais — por isso eu sou vegetariana (ou quase isso xD).
Beeijo, amor! ♥