
É simplesmente abrir um livro, revista, jornal e passar os olhos pelas palavras, ou mesmo lê-las em voz alta? Ou ainda ver um resumo ou notícia na internet?
Não, leitura é muito mais que isso, é pesquisar sobre o assunto lido, é se aprofundar, é ter um olhar crítico, é interagir com a história, sentir o que ali está sendo descrito com tanta riqueza de detalhes, é aprender com experiências que nem sempre são verídicas, mas que têm muito a ensinar, trazer aquele conteúdo para sua vida pessoal e social, de maneira que se possa crescer com isso, é realmente interpretar o que está sendo lido.
Porém, não há entre nós, essa visão, essa vontade, essa sensibilidade em relação a leitura. Podemos ser considerados passivos, como robôs programados para uma determinada função, lendo superficialmente, sem entender o que há nas entrelinhas...
Sendo assim, deve-se experimentar essa real leitura, onde você se entrega ao prazer das palavras e descobre que um livro pode ser a solução ou mesmo a amenização de uma dor, a calma em uma situação difícil ou até mesmo a resolução de um problema.